quinta-feira, 28 de junho de 2012

Como conceituar literatura?

*Anotações feitas durante a aula de Fundamentos teóricos dos estudos literários, do professor Claudius Waddington.

Há diferença entre definir e conceituar. Quando definimos algo, restringimos a ideia, a limitamos.

Fenômeno Literário = chama-se atenção de como ela se manifesta (sempre de formas diferentes).

FENÔMENO, [feno] do latim fanae, quer dizer aparecer, manifestar-se.

  • TEXTO
Formato: lay out, diagramação, projeto gráfico.
Forma: Fenotexto, recursos da língua para a elaboração do texto. O trabalho estético com a língua.
  
3 Referentes > O homem
                    > A expressão
                    > A realidade

  • LEITURA 
Modalidade de relação radical do homem com a realidade. Ver além, perscrutar, desconfiar do óbvio.
Há a leitura leiga e a acadêmica.
O sentido literal é um ponto de partida, não o ponto de chegada.

Compreensão do literário > fruição compreensiva/compreensão fruidora
                 \/
Processo dialético
                 \/
Ler, analisar, refletir
                 \/
Multiplicidade de enfoques
                 \/
Diferentes perspectivas teóricas / releituras provocam mudanças de sentido.

Analisar: questiona a organização, a forma, a estrutura do texto
Interpretar: projeta o texto sobre o horizonte da vida e da existência.

                                                             TEXTO
                                                             /\        \/
                                                         CONTEXTO

Todo texto é o resultado de uma leitura, uma elaboração humana, se completa na leitura e supõe o leitor. O escrito elabora e o leitor co-labora. É um trabalho duplo.
Podemos entender literatura como um modo de trabalhar com a linguagem, o escritor pretende que seu texto seja lido como obra literária. É uma modalidade específica de organização textual. No texto literário há o predomínio da função estética e poética junto da função apelativa. É uma forma sui generis de lidar com o real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário